2006/10/19

Elevadoromania

Quem já tiver percebido que me explique, por favor, a obsessão que muitos portugueses têm por viagens de elevador.
Tudo começa pelo carregar no botão. Quando se está, por exemplo, no 0 e se quer subir, carrega-se no botão para descer, porque queremos que o elevador venha para baixo. Ele pára, com gente dentro, e entra-se, para uma viagem gratuita e gratificante até ao -1, -2 e por aí fora, até à última paragem. Depois, temos o sublime prazer de ficarmos sozinhos dentro daquela caixa sem vista para lado algum até ao próximo andar. O mesmo se passa quando queremos descer, obviamente. Primeiro subimos até ao último andar, para termos a certeza de que o nosso lugar está guardado até ao nosso destino. Que fica no rés-do-chão.
Então, vem o fascínio pelos botões de abrir e fechar portas. Que prático, assim não temos que esperar e ainda brincamos ao jogo do entala.
Outro aspecto fascinante é o do desafio da gravidade. Mesmo sabendo que o elevador tem limite de carga, tentamos sempre meter mais alguém, pois se cabem 20, também cabem 21 ou 22. Tudo acaba com um elevador que desce abaixo do nível do patamar e que, consequentemente, encrava. É chegado o momento de tocar o alarme e reunir a unanimidade em torno do mau funcionamento dos serviços. E do material, obviamente.
Finalmente, quem não segue as regras deste jogo, é sorridentemente visto como o tótó que tem medo de elevadores pelos espertalhões que já conseguiram o seu lugarzinho lá dentro.

Foto daqui

1 comentário:

lurainbow :) disse...

lol ADOREI O QUE LI
Sou uma das tótós que EVITA andar de ELEVADOR retratas-te realmente algo que desconhecia ,sera que tenho mesmo medo da MAQUINA em si ou sera que da loucura das pessoas naquele corre corre que ate se lixam para saber se a MAQUINAZINHA esta com carga a mais e que podemos ir todos por ali abaixo :) Eu ja passei por a experiencia por isso ... lol... mas a minha vingança foi terrivel pois para alem do meu panico pois um tótó que deu em carregar nos botões todos por estar cheio de pressa não sei para que ,fez com que o elevador descesse abruptamente do 2º para o -1 , eu primeiro tentei manter a calma mas depois passei-me de tal forma que acredita eu continuo a andar na MAQUINAZINHA mas aquele fulano com toda a certeza depois de ver a minha ira e panico com toda a certeza tão depressa ou ñ entra em nenhum ou então vai verificar se eu não estou por PERTO lol
Um Abraço Cheio de Cor
L.M