2006/06/28

E por falar em ovos...

... este está a ser um excelente ano para os tomates.

Há muito tempo que não encontrava bons tomates em Lisboa. Daqueles sumarentos, carnudos, apetitosos, cheios do sol que os amadurece na horta. Muito diferentes dos tomates criados em estufa, de tamanho normalizado e a saber a... nada. Absolutamente nada.

Este ano, tudo mudou. Os bons tomates voltaram à capital e eu já não preciso de esperar que me tragam do Algarve profundo o ingrediente principal do meu prato preferido: sopa de tomate. Que é, sem sombra de dúvida, a melhor sopa de tomate do mundo.

Finalmente, em vez de ter que ir à procura de bons tomates pelo país fora, eles quase me caem no prato. Já não era sem tempo.
Foto daqui

10 comentários:

S. disse...

Por acaso, foi coisa que me chamou à atenção. Não foi em Lx, foi no Porto, no Continente. Fui comprar tomates e - surpresa!- cheiravam deliciosamente a tomate!! Deve ter sido mesmo um bom ano.
:)
A como é que estava o quilo?

Humor Negro disse...

huevos rancheros?

Rosmaninho disse...

Si, si, claro!

Anónimo disse...

O tomate é um fruto com uma peculiaridade na língua portuguesa, o tomate não tem plural. Um tomate, dois tomate, cinco tomate, nove tomate... um kilo de tomate. Presumindo, com certeza, que a autora do texto sabe disto... naughty, naughty, you naughty girl, you.
[a lingua inglesa é tão rica :) ]

Rosmaninho disse...

Por acaso não sabia, mas vou tomar nota. Mas foi também por isso que falei em "huevos".

Humor Negro disse...

Quando nomeado numericamente o tomate tem plural.

Rosmaninho disse...

Obviamente que sim; seria ridículo dizer "hoje comi três tomate".

Anónimo disse...

Non obstant... é assim mesmo :)

S. disse...

De facto, eu sempre digo/ouço "salada de tomate".

"salada de tomates" remete sempre para outro universo de significação (ouch!)

Humor Negro disse...

Então nessa óptica porque diabo a alface tem plural? Eu digo-vos porquê: porque não está conotada com nenhuma parte pudenda, muito pelo contrário, está conotada com o dinheiro (assim como o papel, o pastel, e a pasta, entre outros), e por isso quanto mais plural melhor. ;-)