2006/05/03

Inês

Num dia és o mosquito, no outro és o pára-brisas.

(anónimo)
Para a Inês M, que foi demitida por exigir condições para fazer bem o seu trabalho.

Embora de temperamento colérico, e muitas vezes demasiado excessiva nas suas reacções, a Inês era (e é) uma excelente profissional. Que teve a coragem de enfrentar o sistema de frente. De reclamar, de exigir, de fazer finca-pé, talvez não da melhor forma. E porque não soube esperar, ou porque a fizeram esperar de mais pelos seus direitos básicos, como um contrato a sério na empresa onde trabalhava há mais de 2 anos a recibos verdes, sem quaisquer benefícios, estourou de uma vez por todas.

Em época de celebração da Liberdade e imediatamente a seguir ao Dia do Trabalhador, a Inês está na rua, sem direito a subsídio de desemprego. Viva o 25 de Abril?! Vivam os trabalhadores?! Viva a Inês, que é corajosa.

3 comentários:

S. disse...

Se ela puder provar que trabalhava na empresa, com horário regular e usando os meios da empresa, tem todos os direitos de um trabalhador contratado. Além do mais, o código do trabalho prevê sempre parazos curtos para resolver estas situações.
Ela que não baixe os braços e se informe dos direitos que tem, porque os tem. Por favor, Rosmaninha, passa-lhe palavra.

Rosmaninho disse...

Obrigada, Silvia, mas ela já sabe, e eu também sabia. Ou não andasse, ultimamente, armada em sindicalista. ;)

Anónimo disse...

A inês leu estas linhas e fica sentda, rosmaninho. Tudo o que aconteceu não foi uma lição de vida pra inês, mas há-de ser pra quem ficou na empresa onde a inês trasbalhava.... como tu escreveste, um dia ´és o mosquito, mas rapidamente te podes tornar no para brisas....
és linda, agradeço-te!

beijos