2006/03/28

Já passou

Foi só o primeiro impacte. A verdade é que me sinto tudo menos com quase (até receio dizê-lo) 40 anos. E não me sinto dessa idade porque considero que não vivi tudo o que queria ter vivido já. Por exemplo, um grande amor, daqueles de loucuras, de fugas, de mentiras esfarrapadas, de vontade de dar a vida por alguém.

E sempre por medo. Sempre aquele receio de não atingir a perfeição, sempre aquele retrair-me em função dos outros. Sempre aquele calar as vontades, desistir a meio, não lutar por achar que ainda não era daquela que valia a pena.

E agora, agora vem o medo de já não conseguir fazer. Primeiro, é o corpo que deixa de ser o mesmo. Não no aspecto, mas na vontade, na resistência, na energia. Depois são os outros que dizem que agora já não posso isto, já não posso aquilo. E a revolta, porque eu sei que posso, mesmo que me achem ridícula.

Até porque tenho chegado sempre atrasada à vida. Para começar, eu deveria ter nascido em Março, não em Abril. Mas atrasei-me, não sou de pressas. A minha adolescência começou aos 15, dois anos mais tarde que o estipulado, e durou até bastante tempo depois dos 20.

A 29 dias do prazo quando já não há volta a dar, que os 40 correm para mim como correm os segundos de um minuto, sem darmos por eles, sinto que essa não é, de forma alguma, a minha idade. E lembro-me de uma frase (que já usei aqui) que um amigo me disse um dia: “Que idade terias se não soubesses a idade que tens?”

Por isso, ó outros, ó amantes de regras e convenções, livrem-se, a partir de agora, de me dizer “olha que já tens idade para ter juizo”.

Simplesmente, é exactamente a partir de agora que não me apetece tê-lo.

3 comentários:

Uxka disse...

Fear not my dear, nunca o tiveste e não será a partir dos 40 que o vais ter!
Jinho

S. disse...

"QuaRENTA" é assim uma coisa muito pesada, muito... argh. Mas tu não sentes nada assim, aliás, só aos 20 é que nos sentimos com 20. Depois disso há sempre um desajuste entre a idade que o BI diz que temos e aquela que sentimos.
Pois bem, eu sugiro que, como boas criativas que somos e excelentes copys também, lancemos uma nova designação para "Quarenta". Seria uma espécie de refresh ao conceito, de modo a aproximar a experiência da sua designação. Então aqui vai:
QUARINTA
Que dizes?
Tens trinta e vais a caminho dos Quarinta!
Já não chateia, pois não?

Rosmaninho disse...

Ideia aprovadíssima. Daqui a uns quantos dias, lá para o fim do mês, faço QUARINTA! Assim está melhor.